JF Alcochete aprova orçamento e plano de atividades para 2019

No dia 18 de dezembro 2018 a Assembleia de Freguesia de Alcochete reuniu em sessão ordinária, tendo aprovado os seus documentos previsionais para o ano de 2019.

Um orçamento para 2019, aprovado por maioria, elaborado segundo princípios de transparência, rigor e equilíbrio financeiro que reflete, do lado da receita, um aumento da receita proveniente do Fundo de Financiamento das Freguesias e o aumento das receitas com o Imposto Municipal de Imóveis.

Do lado da despesa o orçamento reflete um aumento com a despesa com pessoal resultante da integração em 2018 no quadro de pessoal da Junta de Freguesia de duas trabalhadoras até então com vínculo precário, a contenção da despesa através da redução na aquisição de bens e serviços, a prestação de serviços à população e o forte apoio às coletividades locais que lutam diariamente com inúmeras dificuldades mas que defendem o património cultural e desportivo de Alcochete.

Um plano de atividades para 2019, aprovado por unanimidade, com projetos voltados para a cultura, para o desporto, o bem-estar e ajuda à população em diversas áreas, dos quais se destacam: a instalação de uma biblioteca no Passil, a criação do transporte solidário para idosos, a criação do gabinete de apoio ao emprego e ao empresário, a criação do projeto Viver + com Saúde – Literacia no Envelhecimento, a desenvolver em parceria com o ACES Arco Ribeirinho e a Escola Comunitária de Alcochete, a ajuda no preenchimento e submissão da declaração IRS, o apoio jurídico à população através do protocolo existente entre ANAFRE e Ordem dos Advogados, o forte apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete e às coletividades locais, a defesa da cultura da freguesia com encontro de Ranchos Folclóricos da Freguesia e mostra de doçaria e artesanato locais e ainda projetos ligados aos animais, com a intenção de adquirir uma estrutura de apoio para gatos sem dono e a realização da I Feira Animal.

A Assembleia de Freguesia de Alcochete aprovou ainda, por unanimidade, a celebração de um protocolo de cooperação com o Grupo Desportivo Alegria Trabalho Barroca D’Alva, que conta atualmente com aproximadamente 100 atletas e que se dedica à prática de Futsal.

Mantém também o apoio às demais coletividades da freguesia e ainda os protocolos de cooperação já existentes com o Grupo Desportivo Alcochetense, com a Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 e com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete.

Todos os projeto serão desenvolvidos tendo em vista a defesa do bem estar, dos direitos da população e do património cultural de Alcochete!