Localize-nos      Missão/Visão/Valores      Iniciativas      Eventos

 
 

 


 
Freguesia de Alcochete
 

RESULTADOS ELEITORAIS

 

Movimento Associativo

 

Breve História do Associativismo

 

O ser humano é, por natureza, um ser sociável, pelo que desde sempre existiram associações.

Em Portugal, o Movimento Associativo, como o conhecemos hoje, remonta ao séc. XIX e tem na base dos seus fundamentos os princípios da Revolução Industrial Inglesa (séc. XVII) e da Revolução Francesa (séc. XVIII).

Na génese do Movimento Associativo Português está também o facto de, em 1834, terem sido abolidas as corporações de artesãos, o que fez com que as pessoas se associassem para minimizarem as dificuldades que viviam (falta de uma estrutura que as protegesse em situação de fragilidade). A título de exemplo podemos referir que a primeira Associação popular data de 1838 e era a “Sociedade dos Artistas Lisbonenses”. De 1772 data a mais antiga Filarmónica de que há registo (Oliveira de Azeméis); a primeira agremiação desportiva data de 1811 – Real Associação Naval de Lisboa.

 

Em jeito de síntese podemos dizer que subjacente à criação do Movimento Associativo estão os seguintes valores: solidariedade/fraternidade; independência/autonomia; democracia/cidadania e trabalho voluntário. Desde os seus primórdios até aos dias de hoje, várias foram as etapas pelas quais foi passando, sempre associado à conjuntura sócio-política.

 

Importa ainda referir que, durante o antigo regime, as diferentes associações e os seus dirigentes tiveram um papel determinante em muitas comunidades.

Hoje, em algumas comunidades, assistimos àquilo a que alguns designam por crise do Movimento Associativo. Contudo, os números são impressionantes:

 

Associações – 18 mil; Associados – 3 milhões; Dirigentes eleitos – 234 mil; Colaboradores/Seccionistas – 54 mil; Praticantes – 2,5 milhões (actividades desportivas, bandas filarmónicas, escolas de música, tunas, coros, folclore, etnografia, música tradicional, dança, teatro amador…)

 

A nossa freguesia pode, a este nível, ser considerada bastante dinâmica, conforme a seguir se demonstra:

 
 

 

 Endereços e Contactos (pede-se aos interessados a comunicação de alterações)

 

(clique no nome para abrir)

 

 
 

 
     
 

Alguns dados aqui registados eventualmente encontrar-se-ão desactualizados.

Agradecemos, aos interessados, que nos façam chegar as actualizações.

 
     
 

Junta de Freguesia de Alcochete - 2009 - Todos os direitos reservados - desenvolvido por ACGS